domingo, 30 de junho de 2024

Prefeitura Municipal de Pastos Bons, encantou o público com atrações diversificadas e com muita segurança

No amplo e diversificado mosaico cultural, a praça de eventos, um local tranquilo que recebeu uma ornamentação deslumbrante e de primeira grandeza, na criatividade de Airton Mota, secretário de cultura César Rêgo, Raimunda Marieta e Airton Junior.

Mas afinal, o que é que Pastos Bons tem? R- Uma administração do prefeito Enoque Mota,  muito bem organizada, que investe bastante nas suas festas comemorativas. Pois a prova, foi o Arraiá Arrasta Pé 2024, que teve três dias de festa 27, 28 e 29, onde ali, a Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, encantaram o público com atrações diversificadas como quadrilhas das escolas municipais, e de outras cidades, como também, mesclou com elementos de danças, Capoeira, Desfile, Bumba Boi, tudo num ambiente calmo e sereno.

Na abertura dia (27), o prefeito Enoque Mota sempre acompanhado da primeira dama e secretária de saúde Vera Mota, vice-prefeito Reinaldo, vereadores e secretários municipais, oportunidade em que o prefeito Enoque falou da alegria e satisfação em promover a nossa diversidade cultural, mais na frente disse "essas manifestações honra a nossa cultura e a nossa história", mais adiante, parabenizou toda a equipe envolvida na organização do melhor arraial da região, que é um atrativo que movimenta a nossa economia, enfatizou.

O público teve a oportunidade de assistir ao belíssimo espetáculo da quadrilha Lumiar do Sertão UMI Theoplistes Teixeira, que contou a história do Festejo de São Bento, consagrando-se campeã. Sem esquecer a apresentação da quadrilha Luar de Santo Antônio, da Escola  Themístocles Carneiro Teixeira, com suas cores predominantes e uma atmosfera única. Essa bela apresentação, levou o segundo lugar. Não poderíamos deixar de transparecer a premiação de 10.000,00 (dez mil reais), que foram distribuídos entre os vencedores.

As bandas locais e da região sacudiram e agitaram a galera nos três dias de festas, destaque para o Forró Superid e Railena Show.













Feira do Empreendedor encerra neste domingo (30), em Balsas

 

Público de Balsas e região participam da Feira do Empreendedor

Co fundadora do Reclame Aqui, Gisele Paula encerra a programação com a palestra Cliente feliz dá lucro.

O maior evento de empreendedorismo do Maranhão encerra neste domingo (30). Nos quatro dias da 11ª edição da Feira do Empreendedor, que está acontecendo no Ginásio de Esportes Rei Pelé, em Balsas, o evento está proporcionando grandes oportunidades para os pequenos negócios da região do Cerrado Sul maranhense. A entrada da feira é gratuita e o público tem hoje mais uma oportunidade de participar de uma programação diversificada que inclui palestras, oficinas, workshops, jornada de inovação e bastante networking.

 

A partir das 20h30, Gisele Paula, co fundadora do Reclame Aqui, subirá ao palco da Arena Rio Balsas para a apresentação da palestra de encerramento da programação, cujo tema é “Cliente Feliz dá lucro”. Gisele Paula é CEO do Instituto Cliente Feliz, palestrante internacional, mulher, professora, empresária e, segundo a Bloomberg Línea, uma das empreendedoras de maior impacto na América Latina.

A Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae com o patrocínio do Banco do Nordeste, Vale, Governo do Estado, Prefeitura de Balsas, Ceape e SENAR, e como apoiadores a FIEMA (Sesi e Senai), Banco do Brasil e Mix Mateus, inicia a partir das 17h.

A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site feiradoempreendedor.sebraema.com ou presencialmente no setor de credenciamento da feira.

Confira a programação completa deste domingo (30);

ARENA SAVANA

17h15: Como vender pelo Whatsapp Business, Stenyo Guimarães

18h15: Invista em design ou morra na prateleira, João Raposo

19h15: Como usar a Inteligência Artificial nas redes sociais, Stenyo Guimarães

ARENA CERRADO

17h15: Painel de Excelência: explorando cases de sucesso no mundo das franquias. Márcia Maria (Sebrae MA), Ekles Arruda Aguiar (Açai Sunset), Thiago Leite (Dr. Exercício) e Loide Almeida (VittaJob)

18h15: Importância da Propriedade Intelectual e da Inteligência Artificial para a Inovação e Proteção de Negócios, Milla Pasan

19h15: Desvendando o potencial: oportunidades de negócios no universo do Franchising para escalar suas vendas e seu modelo de negócios, Ekles Arruda Aguiar

ARENA FLORESTA

17h15: Inovação, Agilidade e Empreendedorismo na Alimentação: Maximizando Oportunidades com o iFood. Ana Resende (Ifood)

18h15: Internacionalização para pequenos negócios rurais. - Amanda Lopes (SENAR)

19h15: Soluções financeiras para conectar, inovar e desenvolver. - Jackson Menezes (Banco do Nordeste)

ARENA DE INOVAÇÃO

Das 17 às 20h, ações da Jornada de Inovação – o DESAFIO TMX CHALLENGE

ARENA ESG

PROGRAMAÇÃO DE TALKS E PAINEIS

17H15: Saúde e Bem-Estar e Engajamento Organizacional, Samyra Nogueira - CEO e fundadora da Daya, startup que busca prevenir o burnout de mulheres através de gamificação e inteligência artificial.

18h15: Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Juliana Palácios (Gerente de Projetos no Intituto I - Cities) + Mercial Arruda (Prefeito do Município de Grajaú)

19h15: Tecnologias ESG nos pequenos negócios + Inteligência Artificial ESG. Patrícia Seixas (Consultor CSS) + Fernando Chagas (IFMA)

20h15 Sustentabilidade e Lucro: como pequenos negócios podem adotar a Economia Circular. Everson Fraga das Merces (CFO da Fucape Business School e Diretor do Instituto Brasileiro Executivo de Finanças) + Marco Moura (Secretário de Estado Adjunto de Indústria, Comércio e Serviços - SEINC)

18h15 - Oficina de Produtos Decor, Orleans Santana; Clemilsa Silva e Maria da Conceição (Dona Moça)

LOUGE DE EDUCAÇÃO

17h15: Como criar empresas voltadas para impacto social e ambiental, Alexandre Mori

18h15: Educação Financeira pode ser algo divertido!, Startup Mooney

19h15: Pensar fora da caixa, Leandro Vidal

ESPAÇO CONEXÕES CORPORATIVAS

19h15 - Oportunidades para pequenos negócios na cadeia de grãos do Maranhão. Raimundo Coelho de Sousa (Presidente FAEMA e SENAR), Diogenes José Souza (Sebrae Maranhão), Sandro Montenegro (Presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão) e mediação Larissa Leite Fernandes (Sebrae Maranhão)

20h15: Transforme seu negócio em uma máquina de fazer dinheiro, Rafael Nascimento e Juliana Frota Tito (Cozinha Farofa, Relva Fresh Food e BBurguer) - mediação

ARENA FINANÇAS E CRÉDITO

17H15: Finanças descomplicadas, Rodrigo Lucena - Sebrae MA

18H15: Microcrédito para seu negócio, Janayna Farias - CEAPE

19H15: Como obter financiamento para seu negócio, Cleymone Ribeiro - CAIXA

20H15: Como obter financiamento para seu negócio     Eduardo Rios - Banco do Brasil

 

ATIVIDADES NAS UNIDADES MÓVEIS

UNIDADE DO CEMP

19h: Desafios e oportunidades do mercado de trabalho globalizado

 

CARRETA ESCOLA DO SENAC TURISMO

15h às 18h: Preparo de panquecas, com Andreia Silva Marinho

19h às 21h: Quiche Lorraine, com Andreia Silva Marinho

 

UNIDADE MÓVEL DO SESI

15h às 16h: Oficina de Robótica SESI

18h às 19h: Oficina de Robótica SESI

20h às 21h: Oficina de Robótica SESI

 

UNIDADE MÓVEL DO SESI ALIMENTAÇÃO - OFICINAS

15h às 16h: Bolo de capim santo

18h às 19h: Suco Verde

20h às 21h: Sopa creme de abóbora com carne seca

 

sábado, 29 de junho de 2024

O conhecimento como diferencial para apoiar empreendedor

 


A palestra: “O fim pode ser o começo!” com Egnalda Cortês, vai fechar a programação de hoje.

Há um consenso entre especialistas de que conhecimento e inovação são diferenciais importantes para os empreendimentos que buscam se destacar no mercado.

De olho nisso, o Sebrae, organizador da Feira do Empreendedor 2024, apostou em uma ampla programação técnica, visando levar conhecimento e informações ao empreendedor de Balsas e do Cerrado Sul maranhense.

Tendências, modelos de negócios inovadores e temas como neoindustrialização, economia inclusiva, crédito financeiro, networking, ESG, tecnologia, habilidades socioemocionais e oportunidades de negócios, por exemplo, estão entre os destaques no segundo dia da Feira do Empreendedor, dia 28/06. Exemplos desse esforço estiveram presentes em momentos importantes da programação.

A Feira do Empreendedor 2024 é uma iniciativa do Sebrae Maranhão, que tem como patrocinadores o Banco do Nordeste, Vale, Governo do Estado, Prefeitura de Balsas, Ceape e SENAR, e como apoiadores a FIEMA (Sesi e Senai), Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Mix Mateus.

Vendas no ambiente digital 

Com a palestra “Turbine suas vendas com o Mercado Livre ", ministrada por Vinícius Victor Silva, participantes da Feira puderam conferir a importância da plataforma de e-commerce para os pequenos Maior plataforma de vendas do Brasil, ficando à frente de marketplaces como o Amazon, o Mercado Livre oferece inspiração para o empreendedor que deseja destaque no meio digital. Excelente oportunidade para pessoas como Cícero de Sousa, que iniciou um empreendimento no segmento de consultoria em tecnologia da informação há pouco tempo. Ele fornece equipamentos de informática para negócios do varejo e atua na implantação de software para gestão de lojas. “O marketplace é uma estratégia de venda interessante, que nos permite vender sem estoque. A experiência do Mercado Livre, o mais cotado do Brasil, o mais visto, o mais acessado, aponta os caminhos de futuro do comércio, que passam por essas grandes plataformas de e-commerce”, analisou o empreendedor. 

Crédito, com responsabilidade 

Atuando para mitigar os efeitos do endividamento não planejado e estimular a tomada do crédito com responsabilidade, a Feira propiciou reflexões sobre o equilíbrio financeiro e a sustentabilidade dos negócios. E, ainda, sobre a necessidade de preparação para a decisão e buscar o crédito. Na palestra “FAMPE: oportunidades para sua empresa”, foram apresentados os critérios do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), criado para facilitar o acesso ao crédito aos pequenos negócios. Na ocasião, destaque para o programa Acredita, parceria entre o Sebrae e Governo Federal, em curso em todo o país.

Na palestra, pontos abordados mostram a importância do tema na vida de uma empresa. Entre estes, a necessidade de acesso ao crédito orientado e assistido, levando-se em conta as reais necessidades e sustentabilidade do negócio. No Espaço de Crédito, para orientar quem precisa de apoio nessa decisão, o Sebrae escalou um time de agentes credenciados, que ajudam e orientam sobre modalidades de crédito e na análise da melhor alternativa para cada caso.

Tecnologia - Outro tema realçado na Feira são os impactos da tecnologia para os negócios. O assunto foi pauta da palestra “O Futuro das Profissões”, ministrada ontem (28/06), pelo empreendedor George Ventura, reforçando a necessidade de atenção maior para o ambiente de mudanças que acontecem no mundo.

Mostrando a necessidade de convivência crescente com recursos tecnológicos como a Inteligência Artificial, Ventura enfatizou a importância de trabalhar as habilidades socioemocionais no mercado e no ambiente de trabalho. “Mais cedo ou mais tarde, a tecnologia vai estar ao alcance de todos. Então, é preciso se diferenciar, fortalecendo habilidades socioemocionais, assertividade e empatia, entendendo o que acontece ao redor e a equipe. Essas habilidades são uma forma de você sobreviver, de forma qualitativa, neste ambiente de tanta tecnologia e desafios”, argumentou Ventura.

Oportunidades em setores estratégicos também ganham destaque na Feira do Empreendedor

Como ambiente de oportunidades, o segundo dia de atividades da Feira do Empreendedor trouxe duas ações destacadas. O painel “Oportunidades de Negócios: Seja fornecedor de uma grande empresa”, reunindo representantes da Agroserra e Suzano, conectando potenciais fornecedores e prestadores de serviços da região a essa grandes empresas.

Em painel mediado por Marco Antônio Moura, secretário adjunto da Secretaria da Indústria e Comércio (Seinc), com participação de representantes das duas empresas, foram apresentados os critérios para atuação de pequenos negócios como fornecedores de grandes corporações. Entre estes, diferencial competitivo, qualidade de produto, excelência na entrega, tecnologia e inovação foram citados como os mais importantes no momento da escolha.

Adriano Rocha, diretor Comercial da Habitat Consultoria Ambiental, o painel trouxe informações úteis para que as empresas locais tenham a oportunidade de se apresentar e oferecer suas soluções. “As pequenas e microempresas têm capacidade e conhecimento técnico para somar com as grandes empresas e ajudar a se desenvolverem na região. ‘Pra’ gente, foi uma oportunidade única”, avaliou o executivo.

Neoindustrialização é tema de palestra na Arena de Conexões Corporativas

As ações do programa Brasil Mais Produtivo voltadas para pequenas e médias empresas trabalharem a sustentabilidade, inovação, transição energética, bioeconomia e industrialização foram discutidas durante a palestra Neoindustrialização: o futuro da indústria e da inovação tecnológica, realizada na Arena Conexões Corporativas.

No painel, o consultor Luiz Carlos Barbosa abordou a contribuição do Brasil Mais Produtivo para a neoindustrialização. “O programa viabiliza conexões entre as grandes e pequenas empresas, orientações e consultorias, dando os instrumentos práticos da neoindustrialização, para que possam trabalhar com  novos fatores de competitividade”, reforçou o palestrante.

Iniciativa do Governo Federal, o programa Brasil Mais Produtivo é executado pelo Sebrae e Senai com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Sustentabilidade nas MPE’s -  O painel "Economias Inclusivas para as MPE’s", conduzido por Rafael Gregório e Marina Parada, que integram o Comitê ESG do Sebrae Nacional, trouxe, para a Arena ESG, o debate sobre sustentabilidade e modelos de atuação focados na ESG.