Deputado federal Dr Gonçalo |
A bancada maranhense no Congresso Nacional terá um novo nome a partir desta terça-feira, 2 de julho. O médico Antônio Elizabeth Gonçalo de Sousa, mais conhecido como Dr Gonçalo (Podemos), assume o mandato de deputado federal em substituição a Fábio Macedo (Podemos), que tirou licença pelos próximos quatro meses. Ele é o representante do Coletivo Dr Gonçalo que obteve mais de 58 mil votos na disputa eleitoral de 2022.
Dr Gonçalo assumirá pela terceira vez o mandato de deputado federal, as outras duas vezes ocorreram entre os anos de 2019 e 2020 e depois em 2021. Nas últimas oportunidades foi membro titular da Comissão Especial sobre o Código de Trânsito Brasileiro e de Desenvolvimento Urbano, assim como atuou na Comissão de Educação.
De acordo com Fábio Macedo, a posse de Dr Gonçalo evidencia a boa relação entre o grupo liderado pelo próprio e o prefeito Hilton Gonçalo, irmão do novo parlamentar em exercício. Tanto que ele destaca: “tenho uma excelente relação com a família”.
Com 71 anos a completar no próximo dia 8 de julho, Dr Gonçalo acumula a experiência de ter sido prefeito de Pastos Bons em três oportunidades.
Dr Gonçalo será o 12º suplente a assumir o mandato na atual legislatura na Câmara Federal entre os representantes do Maranhão. Estão no exercício da cadeira de parlamentar, Allan Garcês em substituição a André Fufufca (PP); Dr Benjamim em substituição a Juscelino Filho (União Brasil); Luciana Genésio em substituição a Márcio Honaiser (PDT); Hildo Rocha em substituição a Roseana Sarney (MDB); Remy Soares em substituição a Amanda Gentil (PP), outros sete já ocuparam o mandato por no mínimo quatro meses.
É o caso de Mariana Carvalho no lugar de Aluísio Mendes (Republicanos); Wolmer Araújo no lugar de Marreca Filho (Patriota) e o quarteto do PL: Silvio Antônio, Paulo Marinho Júnior, Antonio Galego e Henrique que entraram no lugar de Detinha, Josimar, Júnior Lourenço e Pastor Gil.
Na atual legislatura, apenas seis deputados federais maranhenses ainda não tiraram licença: Pedro Lucas Fernandes (União Brasil), Duarte Júnior (PSB), Márcio Jerry (PCdoB), Rubens Júnior (PT), Josivaldo JP (PSD) e Cléber Verde (MDB).
Os beneficiados em caso de licenças desses titulares são: Ivan Júnior (União Brasil), Clayton Noleto (PSB), Zé Carlos (PT), Flávia Alves (Solidariedade), Edilázio Júnior (PSD) e Gil Cutrim (Republicanos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário